Saiba tudo sobre o Maybach

Introdução

Digamos que você tenha acabado de ganhar na loteria. Provavelmente uma das primeiras coisas que você compraria seria um carro novo. Que tipo de carro você compraria? Na verdade isso depende de quanto você quer gastar e que tipo de imagem quer passar quando está no volante.


Foto cortesia da Edmunds.com
Chevrolet Corvette

Por exemplo, digamos que você queira gastar US$ 50 mil em um carro. Existem muitas opções. Vários tipos de veículos, desde um novo Corvette até um Hummer 2, juntamente com todo tipo de sedãs e utilitários esportivos nacionais e importados se encaixam nessa faixa.

Se você pretende gastar US$ 100 mil em um carro, as opções são um pouco mais limitadas. Por exemplo, você poderia escolher um BMW 760, um Mercedes S600, ou um Porsche Cayenne.

Todas as marcas automobilísticas premium mais sofisticadas cujos comerciais vemos na televisão se situam na faixa de US$ 100 mil – Mercedes, BMW, Jaguar, Volvo etc. Se você quiser gastar bem mais do que US$ 100 mil entramos na faixa dos carros esporte exóticos – os Ferraris fabricados artesanalmente e os Lamborghinis – ou na faixa dos sedãs ultraluxuosos. O nicho dos sedãs luxuosos é típicado pelo Rolls-Royce.

Agora existe um novo concorrente disputando a taça do sedã luxuoso – o Maybach (pronuncia-se mai-bak).


Foto cortesia da DaimlerChrysler
Maybach

 

Os Maybachs possuem dois modelos – o 57 e o 62 – com preços variando entre US$ 300 mil e US$ 400 mil. Apenas cerca de mil deles são fabricados artesanalmente a cada ano. Vale a pena gastar o dinheiro que você ganhou na loteria com o Maybach?

Neste artigo, você terá a oportunidade de se familiarizar com o Maybach para que possa entendê-lo e saber o que está por baixo do capô na próxima vez em que vir um deles passando.

O nascimento da marca

Quase todo mundo já ouviu falar no Rolls-Royce, mas provavelmente você nunca ouviu falar na marca Maybach.


Foto cortesia de DaimlerChrysler
O Maybach Zeppelin de 1930

 

Há uma boa razão para isso. Apesar do nome Maybach estar associado com a indústria automobilística desde o seu surgimento, a marca estava adormecida desde meados do século 20. Ela ressurgiu recentemente através da DaimlerChrysler, que está utilizando a bandeira em sua linha ultra luxuosa de automóveis.

Wilhelm Maybach conheceu Gottlieb Daimler em 1860. Em 1885, Daimler e Maybach criaram a sua própria empresa para fabricar motores de combustão interna e automóveis. Eles produziram um motor de 0,5 cv em 1885. Em 1889, demonstraram seu primeiro automóvel de quatro rodas na Mostra de Paris. O veículo possuía quatro rodas grandes, parecidas com as rodas de uma bicicleta e era dirigida usando uma alavanca parecida com um  leme em vez de um volante. Esse carro agitou a indústria automobilística na França.


Foto cortesia daDaimlerChrysler
A “Reitwagen” foi a primeira motocicleta movida a gasolina em 1885

 

O trabalho conjunto deles resultou no primeiro motor automotivo de quatro cilindros do mundo em 1898, que também impulsionou a primeira Mercedes, apresentada em 1900. O resto faz parte da história –  a Mercedes é uma marca bem-sucedida, sendo hoje sinônimo de automóveis de alta qualidade.


Foto cortesia da DaimlerChrysler
O original Mercedes-Benz

 

Wilhelm Maybach resolveu abrir sozinho uma nova empresa em 1907. O filho dele, Karl Maybach, assumiu a empresa e começou a produzir carros luxuosos muito sofisticados com motores V6 e V12 sob a marca Maybach. O último desta linha foi o Maybach V6 tipo SW 42, produzido em 1940 e 1941.

O Maybach determinou os padrões mais altos e produziu menos que 2.000 carros luxuosos durante 20 anos, entre 1921 e 1941. Aproveitando esta tradição em qualidade, a DaimlerChrysler fez a marca Maybach ressurgir novamente em 2003 em sua nova linha de veículos ultra luxuosos.

O que é o Maybach?

O Maybach é um sedã top de linha, ultraluxuoso. Ele pode acomodar até quatro passageiros confortavelmente. A faixa de preços se situa entre US$ 300 mil e US$ 400 mil.


Foto cortesia da DaimlerChrysler

 

O Maybach possui três modelos – o Maybach 57, o Maybach 57 S (esse S significa “especial”) e o Maybach 62. Os modelos 57 e 57 S têm 5,7 metros de comprimento e o 62 tem 6,2 metros. Daí é que vêm os nomes dos modelos. Os modelos 57 e 62 são quase idênticos, exceto pelo comprimento. O comprimento adicional do 62 é utilizado no banco traseiro para aumentar o espaço para as pernas.

O Maybach 57 S apresenta várias características internas e externas que não estão disponíveis no 57 normal, incluindo um motor V12 biturbo de 6 litros e suspensão esportiva.

O Maybach 62 também oferece várias opções que não estão disponíveis no 57. Por exemplo, o 62 possui bancos traseiros totalmente reclináveis, pois possui mais espaço disponível para acomodá-los.


Foto cortesia da DaimlerChrysler
Traseira do Maybach 62

 

O 62 também oferece um enorme teto solar (conhecido oficialmente como teto solar panorâmico eletrotransparente).


Foto cortesia da DaimlerChrysler
O painel de vidro laminado na parte interior do teto panorâmico contém uma camada de folha de cristal líquido feita com material de polímero eletricamente condutivo que se torna transparente quando é aplicada uma corrente alternada

 

O vidro deste teto solar pode ser alterado eletronicamente entre claro, embaçado ou completamente opaco dependendo do estado de espírito (veja Como funcionam as janelas inteligentes para saber mais sobre esta tecnologia).

Dentro de um Maybach
O interior do Maybach é projetado para a “opulência”.


Foto cortesia da DaimlerChrysler

 

Ele possui todo tipo de conforto que você pode imaginar e muitos itens que você talvez nunca tenha imaginado. A lista de itens de série e opcionais inclui:

  •  refrigerador embutido, operado pelo seu próprio compressor;
  • o teto de vidro panorâmico eletrotransparente mencionado anteriormente;
  • células solares inclusas no teto para operar um sistema de ventilação enquanto o carro está estacionado;
  • dez airbags: quatro normais para todos os passageiros, quatro de impacto lateral e dois airbags cortina;
  • filtros de carvão e pólen para limpar o ar de entrada;
  • iluminação ambiente;
  • mesas de escrever que se desdobram dos apoios de braço; 

    Foto cortesia da DaimlerChrysler
    Cada um dos bancos traseiros do Maybach 62 possui uma mesa dobrável que fica contida em um compartimento especial, uma de cada lado do console central traseiro

     

  • aparelho de DVD no banco traseiro e duas telas embutidas na parte traseira dos bancos dianteiros, juntamente com um aparelho de TV e uma disqueteira para 6 discos de CD com fones de ouvido sem fio; 

    Foto cortesia da DaimlerChrysler

     


    Foto cortesia da DaimlerChrysler

     

  • cortinas nas janelas traseira e lateral;
  • dois telefones celulares;
  • destravamento de porta e ignição automáticos utilizando um transmissor de bolso (quando você se aproxima do carro, ele destrava; quando você toca a manopla de câmbio, ele dá partida);
  • bancos e volante aquecidos; 

    Foto cortesia da DaimlerChrysler

     

  • bancos traseiros opcionais totalmente reclináveis com massagem inclusa;
  • intercomunicador entre os bancos frontais e traseiros;
  • janela retrátil entre os bancos frontais e traseiros, com embaçamento elétrico quando desejado;
  • sistema de som Bose; 600 watts com 21 alto-falantes;
  • sistema de navegação, pneus com sistema de automonitoramento de pneus, telediagnóstico, etc;
  • 100 peças de revestimento de madeira e couro por todo o interior.

 


Foto cortesia da DaimlerChrysler

 

Em outras palavras, o carro possui tudo!

Opcional de segurança: Maybach GuardO Maybach Guard é uma versão opcional do Maybach que oferece segurança melhorada nível B4 aos ocupantes do veículo. Nível de segurança B4 significa que se alguém atacar o carro com um instrumento de impacto (como um porrete ou um pé-de-cabra) ou um revólver até calibre 44 à queima-roupa, ele será incapaz de prejudicar o veículo ou ferir os passageiros.Veículos Maybach Guard são montados do zero na linha de montagem – os opcionais não são incluídos depois de pronto. Isto permite ao veículo Maybach Guard parecer idêntico ao Maybach normal.

Os opcionais incluem:

  • aço reforçado em áreas como teto, parede traseira, parede de fogo, portas e assoalho;
  • mantas de Kevlar, similares àquelas usadas em coletes à prova de balas, para absorver as balas que passem através do aço;
  • vidro à prova de balas em todas as janelas;
  • zonas especiais sobrepostas ao redor das junções das portas e janelas para impedir a entrada de balas;
  • tanque de combustível protegido;
  • pneus que rodam vazios.

Existe também um sistema de alarme especial, incluindo botões de ativação de alarme em todos os bancos, juntamente com um sistema que permite a comunicação com pessoas fora do veículo sem abrir nenhuma janela.

 

Desempenho

O carro mais óbvio a ser comparado com o Maybach é o Rolls-Royce Phantom 2004. O Maybach e o Rolls possuem quase o mesmo preço e peso, possuem características e nível de qualidade similares, os mesmos compradores etc.


Foto cortesia da Edmunds.com
Chevrolet Corvette

Porém, é mais interessante, no entanto, comparar o Maybach 57 com o Chevrolet Corvette. Esses carros são extremamente diferentes. O Corvette é um carro esporte de dois lugares com um motor de alto desempenho, estrutura e suspensão esportivas e uma leve carroceria de plástico reforçado com fibra-de-vidro. O Maybach é um enorme auto-iate de luxo. O Maybach 57 pesa cerca de 1.360 kg a mais do que o Corvette (quase o dobro) além de ser  quase 1,2 metro mais longo.

Apesar disso, veja os importantes valores de desempenho*. Na aceleração de 0 a 97km/h, o Maybach 57 e o Corvette são iguais – 4,9 segundos. Na aceleração de 0 a 129km/h, o Maybach é um décimo de segundo mais rápido – 7,8 segundos para o Maybach contra 7,9 segundos para o Corvette. Observe que o Porsche Boxster leva pouco mais de 6 segundos para atingir 97km/h – o Corvette é um carro muito rápido.

Em termos de frenagem, o Maybach 57 é na verdade melhor que o Corvette. Freando de 97km/h, o Maybach percorre 37 metros. O Corvette percorre 41 metros. Partindo de 129 km/h, o Maybach percorre 65 metros contra 66 metros para o Corvette.

No slalom, você esperaria que o Corvette arrasasse o Maybach, visto que o Corvette é 1.360 kg mais leve e 1,2 metros mais curto. Mas a velocidade de slalom de 213 metros é incrivelmente próxima – 100,4 km/h para o Corvette e 97,2 km/h para o Maybach.

Como isso é possível? Como um carro enorme como o Maybach consegue se igualar a um carro esportivo como o Corvette em termos de desempenho?


Foto cortesia da DaimlerChrysler
Motor V-12 do Maybach

 

Começa pelo motor. Enquanto o motor do Corvette é um pouco maior – 5.665 centímetros cúbicos (cm3) contra 5.513 cm3 para o Maybach – o do Maybach é um V-12 de alta tecnologia. O motor do Maybach possui as seguintes características:

  • três válvulas por cilindro e comando de válvulas no cabeçote (comparado a duas válvulas por cilindro no Corvette);
  • tempos de válvulas variáveis;
  • coletores de admissão de comprimento variável;
  • dois turbocompressores com resfriador de ar que produzem 1,33 bar de pressão.

Isto tudo compõe um motor que produz 543cv comparados a 350cv para o Corvette. A potência a mais significam que a relação entre potência e peso dos dois carros é quase idêntica.

Na parte de frenagem, o Maybach está muito bem equipado. Ele possui enormes discos de freio com 37,6 centímetros na dianteira e 35,5 centímetros na traseira. O Maybach na verdade possui seis pinças de freio em vez do normal, que são quatro – duas pinças em cada roda dianteira. Todo o sistema de freios é  controlado por computador para que a CPU possa decidir quais pinças ativar e quanta pressão aplicar em cada uma. O controle computadorizado também permite que sejam incluídas algumas funções especiais de software. Por exemplo, se você tirar o pé repentinamente do acelerador, o sistema de frenagem percebe. O sistema de frenagem presume que, poucos milésimos de segundo depois, você vai pisar forte no frei. Então, durante esses poucos milésimos de segundo, o computador pode mover as pastilhas do freio na posição contra os discos para permitir uma ativação mais rápida do freio.

Para fazer o slalom, o Maybach possui um outro sistema computadorizado – o carro possui amortecedores a ar que podem autonivelar o veículo durante a aceleração, curvas e frenagem. Os amortecedores também possuem válvulas internas ajustáveis para controlar a dureza da suspensão.

A equação de desempenho do Maybach é simples: os engenheiros colocaram todos os itens tecnológicos possíveis neste carro para fazê-lo se comportar como um carro esportivo.

*Estamos comparando o Maybach com o Corvette de 50º Aniversário de 2003, pegando as especificações dos dois carros publicadas na revista Road & Track

Comprando um Maybach

É claro que comprar um carro de US$ 300 mil é uma coisa bem diferente do que comprar um Ford Focus. Apenas mil Maybachs são fabricados a cada ano e o público em potencial é extremamente pequeno. Dificilmente você verá um anúncio de mercado de massa do Maybach na televisão ou em revistas.

Em vez disso, o Maybach adota um método muito mais personalizado. Começa com uma campanha de mala-direta, conforme descrito em “Carro de US$ 1 milhão de dólares sobre a mesa (21 de setembro de 2002)”, por Neil McDonald:

    Os compradores potenciais receberão, em mãos, um livro artístico que custa em torno de US$ 50 detalhando a história do carro além de conter breves detalhes sobre o novo modelo.É a primeira fase de uma campanha intensa de marketing direto, de acordo com o assessor de imprensa da Mercedes-Benz na Austrália, Toni Andreevski.

    “Nós adotamos um foco personalizado, em vez de publicidade convencional”, disse ele.

    No mês seguinte, os 160 indivíduos mais ricos do país, identificados pela lista “BRW Rich 200” (da revista australiana Business Review Weeky) receberão o mesmo livro, mas apresentado em uma caixa de madeira envernizada e feita à mão custando cerca de US$ 300 e personalizada com o nome do cliente em bronze gravado na tampa.

Quando um cliente contata a companhia para mais informações, é designado para ele um contato pessoal para ajudar na transação. Existem duas opções para fazer um pedido de veículo:

  1. Você pode viajar até o Estúdio da Maybach em Sindelfingen, na Alemanha. 
  2. Você pode visitar uma das concessionárias selecionadas da Mercedes-Benz que possuem um centro de vendas da Maybach no local.

A Mercedes-Benz descreve esse método neste comunicado à imprensa, de 2002:

    Com a sua arquitetura de estilo e acessórios exclusivos, apresentando uma tecnologia de ponta em comunicações, o Estúdio Maybach reflete o mundo fascinante das marcas de luxo – um mundo que também pode ser experimentado por clientes que não possam visitar o estúdio pessoalmente: graças à tecnologia de vídeoconferência, eles podem se dirigir diretamente à equipe em Sindelfingen a partir de qualquer Centro de Vendas da Maybach no mundo, se tiverem dúvidas sobre a aquisição e equipamentos de seu sedã de luxo top de linha.

Qualquer centro de vendas nos Estados Unidos permite selecionar diferentes opções de acabamento e cores internas e externas utilizando software de computador e telas de plasma no showroom.

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Comparações

O Maybach parece caro, mas se olharmos o preço por quilograma de vários veículos, não é tão caro assim. Aqui está uma comparação rápida:

  • ônibus espacial: custa US$ 2,1 bilhões, pesa 77 mil kg = US$ 27 mil, o kg; 

    Foto cortesia da NASA

     

  • ouro: preço aproximado em 2003 de US$ 400 o grama = US$ 4 mil, o kg;
  • Lear jet 45: custa aproximadamente US$ 10 milhões, pesa 6.800 kg = US$ 1.500, o quilograma;
  • bicicleta de fibra de carbono de última geração: custa US$ 3 mil, pesa 9 kg = US$ 330, o quilo;
  • Segway: custa US$ 5 mil, pesa 35 kg =  US$140, o kg; 

    Foto cortesia do Segway, LLC

     

  • Maybach: Custa US$ 300 mil, pesa 2.700 kg =US$ 111, o kg;  

    Foto cortesia da DaimlerChrysler
    O novo Maybach com seu modelo predecessor, o DS 8 Zeppelin, datando de 1930

     

  • motocicleta Harley-Davidson VSRC: custa US$ 18.000, pesa 272 kg = US$ 65, o kg; 

    Foto cortesia da Harley-Davidson Motor Company
    2003 VRSCA V-Rod?

     

  • USS Ronald Reagan (porta-aviões nuclear): custa US$ 4,3 bilhões, pesa 90 mil toneladas = US$ 47, o kg (e mais, já vem com um estoque de combustível para 20 anos no reator); 

    Foto cortesia da Northrop Grumman Newport News
    USS Ronald Reagan em construção

     

  • Hummer 2: custa US$ 52 mil, pesa 2.900 kg = US$ 18, o kg;
  • Ford Focus: custa US$ 14 mil, pesa 1.180 kg = US$ 12, o kg.

Quanto custaria fazer o leasing de um Maybach? A chave para compreender a prestação mensal de um leasing é perceber o seguinte: o leasing considera o preço de revenda do carro (o valor residual) ao final do mesmo. Em um carro como o Maybach, o valor residual irá se manter.

Para comparar, vamos considerar um “carro normal” como o novo Ford Focus. O preço dele é US$ 14 mil. Você o dirige por quatro anos e perde 70% do seu valor, então o valor residual ao final do leasing é de US$ 4.200. Consideremos que durante o leasing, você paga 8% de taxa de juros sobre o dinheiro que você tomou emprestado durante o período do leasing. Isto significa que você está dividindo os US$ 9.200 em valor perdido por 48 meses e depois adicionando o pagamento dos juros. A mensalidade do leasing de um Ford Focus é, portanto, de US$ 267,25.

Se você fizer o leasing de um Maybach novo que custa US$ 300 mil, o seu valor residual irá cair para US$ 200 mil em 4 anos. A uma taxa de juros de 5%, a prestação mensal do leasing será de US$ 3.2134,38, presumindo-se que você não tenha dado entrada. Se considerarmos que o valor residual caia para US$ 150 mil, então a prestação do leasing é de US$ 4.079,39. Se considerarmos um valor residual de US$ 150 mil e uma taxa de juros de 8%,  a prestação será de US$ 4.661,94 – tanto o valor residual como a taxa de juros fazem uma grande diferença nas mensalidades do leasing. Veja InfoChoice.com para acessar uma calculadora de leasing que lhe permitirá fazer simulações com esses números.

Qual o valor de uma casa que você poderia comprar pagando uma prestação mensal de US$ 4.600? Considerando uma taxa de juros da hipoteca de 7%, você poderia comprar uma casa que custe cerca de US$ 700 mil. Isto porque o prazo de um empréstimo hipotecário se prolonga por 30 anos.

Se você preferir comprar o seu Maybach e pagar por ele em 48 meses, a uma taxa de juros de 8%, a sua prestação mensal será de US$ 7.323,88.

Para maiores informações sobre o Maybach e outros automóveis top de linha, confira os links na próxima página.

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~ por Mauro Junior em fevereiro 5, 2010.

Uma resposta to “Saiba tudo sobre o Maybach”

  1. […] https://velocidademaxima.wordpress.com/2010/02/05/saiba-tudo-sobre-o-maybach/Você pode viajar até o Estúdio da Maybach em Sindelfingen, na Alemanha. Você pode visitar uma das concessionárias selecionadas da Mercedes-Benz que possuem um centro de vendas da Maybach no local. A Mercedes-Benz descreve esse método … […]

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